Sinopse: Agressividade, qual o teu papel na aprendizagem? É um livro que nasce da força de muitas demandas e do muito acumulado em 35 anos de trilha nos meandros das salas de aula. A agressividade está na ordem do dia. É tema de papos em muitos lugares, mas, em particular, nas escolas. Afinal, o que fazer com ela, visto que é ela responsável pela onda quase assustadora de indisciplina e de violência que grassa diuturnamente nos ambientes de ensino?
De onde ela vem? É possível evitá-la? Ao menos, pode-se controlá-la? Agressividade pode ser “do bem”? Estas e muitas outras perguntas sobre o assunto são abordadas nos diversos textos deste livro. Ele está composto por capítulos inéditos e por artigos já publicados pelo próprio Geempa, retomados aqui porque compõem uma belíssima e harmoniosa reunião de idéias, que certamente serão de grande utilidade, tanto para professores como para pais, indo ao encontro de uma preocupação muito justificada e expressiva.
Este é um livro para todos. Um livro com uma lição central sobre a vida, porque ele aborda uma das questões mais quentes do nosso dia-a-dia – o que fazer com nossas raivas? Sentimos obrigatoriamente muitas raivas. Temos muitos impulsos agressivos, principalmente contra pessoas. Porque isto ocorre e o que fazer com elas, com estas raivas que não nos largam?
Esther Pillar Grossi, Madalena Freire, Abraham Turkenicz, César Anchante, Alicia Fernandez e Rita Abbati, compõem o time dos responsáveis pelos escritos deste livro. Os textos são impressionantemente convergentes e complementares, dentro de um consistente ponto de vista a respeito do papel da agressividade na aprendizagem. Certamente eles surpreenderão, instigarão e provocarão polêmica, pois, a forma de encarar o tema “agressividade” neste livro é muito diferente do senso comum. É um bom começo para reflexão e para o encaminhamento de impasses nesta área tão primordial das problemáticas atuais.
Comentários
Postar um comentário
Comentários obrigada