O sentido dramatico da prendizagem

O educador educa a dor da falta ,cognitiva e afetiva, para a construção do prazer.
É da falta que nasce o desejo..

Educa a aflição da tensão da angustia de desejar .Educa a fome do desejo.

Um dos sintomas de estar vivo é a nossa capacidade de desejar, de nos apaixonar, amar e odiar, destrurir e construir.

Cognição: É o ato ou processo de conhecer,que envolve atenção, percepção,memória raciocíneo, juizo,imaginação,pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.


O sentido dramatico da aprendizagem : texto de Madalena freire
resumo

“Somos motivados pelo almejo de crescer, de aprender, e nós, educadores, também de ensinar”, começo o meu diálogo com esta frase do texto estudado. Nós educadores temos uma visão de mudar o mundo com o nosso trabalho, focalizar o problema, e de forma ideológica surgi a certeza de que conseguiremos obter resultados positivos. Porém, ao educar, devemos perceber pontos importantes voltando nosso olhar para a essência do individuo como único, demonstrando uma integração dos sentidos com o mesmo.
Ao ensinar, passamos conhecimento adquirido, mas ao lançarmos nesta caminhada devemos nos permitir a aprender também com o outro, numa troca de sentimentos e emoções, não deixando que o ato de educar seja algo autoritário e repressivo, o qual o prazer se transforma em dor em quem aprende e a quem ensina.
A afetividade é uma capacidade humana inata que possibilita a relação ser-mundo, a melhor forma de desenvolver o cognitivo do sujeito é pelas vias do afeto. Neste contexto, são vistas as emoções, muitas vezes elas surgem no cenário de conflitos e diferenças, e não há transformação sem conflito, como a lagarta que permanece no casulo e em certo tempo transforma-se em libélula passando pelo processo de metamorfose: “forças em luta, permanentes, dentro de nós”.
O afeto faz diferença na construção do sujeito e deixa marcas em suas conquistas. Quando o olhar permeado de afetos, em que os diferentes vínculos circularam acontece, há espaço para que o aluno seja ativo e autor do próprio conhecimento, lembrando sempre que somos seres movidos por sonhos, desejos e esperanças.

Comentários