Priscila Psicóloga
Resenha
Resenha
*Identificação da obra: “Teorias da personalidade” Autores: Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e John B.
Campbell.
*Apresentação
da obra: Vamos aqui mostrar o capito 4 do livro citado
acima, especificamente de Alfred adler.
.
*Estrutura
do texto: Este capitulo possui pouco mas de 10 páginas e
abordará a teoria da personalidade descrita pelo médico americano Alfred
Adler..
*Descrição
do conteúdo: A História pessoal de
Adler é um claro exemplo de luta para
superar a inferioridade,que se tornou o tema central em sua teoria. Quando
criança, ele era frágil, desajeitado, sem atrativos e inicialmente um mau
aluno. Foi atropelado por carruagens em várias
ocasiões
, e teve raquitismo e pneumonia. Esta última doença levou um medico dizer ao
pai de Adler: “Seu garoto está perdido”
. Foi esse evento,segundo Adler ,o responsável por sua decisão de ser medico (
Orgler,1963, p.16 )
Adler reconheceu que sua capacidade de compensar todas essas deficiências serviu como um modelo para
a sua teoria da personalidade. Isso se reflete na declaração: “ Aqueles que
conhecem o trabalho da minha vida podem ver claramente a concordância entre
os fatos da minha infância e as idéias
que expressei” ( Bottome,1939,p. 9 )
Adler supôs que os seres humanos são motivados primeiramente
por impulsos sócias.Esta ênfase nos
determinantes sócias do comportamento, é provavelmente a maior
contribuição de Adler á teoria psicológica.
A segunda maior contribuição de Adler á teoria da
personalidade é o seu conceito do Self criativo.O Self de Adler é um sistema subjetivo
altamente personalizado,que interpreta e toma significativas as experiências o
organismo.
O Terceiro aspecto da psicologia de Adler que a separa da
psicanálise clássica é a sua ênfase na singularidade da personalidade.
Adler via cada pessoa como uma
continuação única de motivos,traços,interesses e valores; A teoria de Adler da
pessoa afirma que os humanos são primeiramente criaturas sócias , não sexuais.
De fato, a maneira pela qual a pessoa satisfaz as necessidades sexuais é
determinada pelo se estilo de vida, e não vice-versa.
Finalmente, Adler considerava a consciência como o centro da
personalidade. Isso o transforma em um pioneiro no desenvolvimento de uma psicologia orientada para o ego. Os
humanos são seres conscientes eles geralmente estão cientes das razões de seu
comportamento. Eles têm consciência de suas inferioridades e das
metas que buscam.
Finalismo
Ficcional
Os humanos vivem de acordo com ideais puramente ficcionais,
sem nenhum equivalente na realidade, “Os Fins justificam os meios”, permitem
que os seres humanos lidem com a realidade de forma mais efetiva.
Os humanos são mais
motivados por suas expectativas em relação ao futuro do que pelas do passado.
Desta forma, Adler não acreditava em predestinação ou fatalidade.Em vês disso.
Elas existem subjetivamente ou
mentalmente, aqui agora como metas.
Busca
de Superioridade
Adler identificava o poder com a masculinidade e a fraqueza
com a feminilidade. Ele deixou bem claro que por superioridade ele não queira
dizer distinção social,liderança ou uma posição preeminente na sociedade. Por
superioridade, Adler queria dizer algo muito parecido com o conceito de self de
Jung ou princípio da auto-realização da
Goldstein. È a busca de uma de uma
completude perfeita. È “a grande pulsão
ascendente”:
Segundo Adler do Nascimento até a morte, a busca de
superioridade leva a pessoa de um estagio de desenvolvimento para o próximo.
Adler reconheceu que a busca de superioridade pode
manifestar-se de inúmeras maneiras diferentes,e que cada pessoa tem seu modo
concreto de atingir ou tentar atingir a perfeição. A pessoa neurótica,por exemplo,busca
auto-estima,poder e auto-engrandecimento – em outras palavras,metas egoístas –
ao passo que a pessoa normal busca metas de caráter primeiramente social.
Sentimento
de Inferioridade e Compensação
Muito cedo em sua
carreira,quando ainda estava interessado em medicina geral,Adler propôs a idéia da inferioridade e da
supercompensação de órgão.
Adler sugeriu que a razão do lugar de uma determinada doença
era uma inferioridade básica naquela região,uma inferioridade existente em
virtude de hereditariedade ou de alguma anormalidade desenvolvimental. Mas , em
circunstâncias normais, o sentimento de inferioridade ou senso de incompletude é a grande força propulsora
da humanidade. Em outras palavras, o ser humano é impulsionado pala necessidade
de superar sua inferioridade e pressionado pelo desejo de ser superior. A
perfeição, não o prazer, era para ele a meta da vida.
Interesse
Social
Em seu sentido essencial, o interesse social consiste em o
individuo ajudar a sociedade a alcançar a meta de uma sociedade perfeita:
Ao trabalhar pelo bem comum,os humanos compensam suas
fraquezas individuais . Para o jovem Adler, os humanos eram impulsionados por
uma insaciável ânsia de poder e dominação,para compensar um sentimento de
inferioridade arraigado e oculto. Para Adler mais velho, os humanos eram
motivados por um interesse social,inato,que fazia subordinar o ganho pessoal ao
bem estar público. O interesse social substitui o interesse egoísta.
Estilo
de vida
O estilo de vida é o principio do sistema, segundo o qual
funciona a personalidade individual; é o todo que comanda as partes. O estilo
de vida é o princípio ideográfico mais importante de Adler: é o principio que
explica a singularidade da pessoa. Todos têm um estilo de vida, mas não existem
duas pessoas com mesmo estilo.
Todas as pessoas têm a mesma meta, a da superioridade.
Porém, existem inúmeras maneiras de buscá-las. Uma pessoa tenta tornar-se
superior, desenvolvendo o intelecto, enquanto outra dedica todos os seus
esforços, á busca da perfeição muscular.
O que determina o estilo de vida do indivíduo? Em seu textos
iniciais, Adler disse que ele é amplamente determinado pelas inferioridades
especificadas da passoa,quer fantasias ou reais. O estilo de vida é uma
compensação de uma inferioridade particular.
O Self
Criativo
O Conceito de Self criativo é a realização suprema de Aldler
como teórico da personalidade. O Self criativo dá significado á vida; ele cria
a meta, assim como os meios para a meta. O Self criativo é o princípio ativo da
vida humana,e não é muito diferente do conceito mais antigo de alma.
Ao dotar os seres
humanos de Autruismo,humanitarismo, ,cooperação, ,criatividade,singularidade e
consciência, Aldler devolveu aos seres humanos um senso de dignidade e
valor que a psicanálise tinha em grande
parte destruído.
Neurose
Adler concordava que os sintomas neuróticos são interpretáveis e fundamentalmente
defensivos. Ao Contrario do individuo
sadio,o neurótico supercompensa rigidamente as inferioridades percebidas. Suas
metas grandiosas centram-se no auto-engrandecimento e no interesse pessoal, ao
invés do interesse social.
Os Neuróticos,os criminosos, os bêbados a os perversos,
observa Adler,geralmente são primogênitos. Se os pais manejam sabiamente a
situação preparando a criança para aparecimento de um rival,o primogênito tem
maior probabilidade de trasformar-se em uma
pessoa responsável ,protetora.O segundo filho,ou filho do
meio,caracteriza-se por ser ambicioso. Ele esta constantemente tentando
superar o mais velho. Ele também tende a ser rebelde e invejoso,mas de
um modo geral é mais bem-ajustado do que o primogênito do que o primogênito ou
o caçula. O Caçula é o filho minado. Depois do Primogênito, é mais provável que
se torne uma criança-problema e um adulto
neurótico desajustado.
*Análise de forma critíca: Adler
impressionara-se com a história de Theodor Roosevelt, que cresceu franzino e
doente até a adolescência (tal como ele próprio), passando então por intensas
transformações e chegando a ser o mais jovem presidente dos Estados Unidos, em 1901.
Perguntava-se se tal potencialidade para mudança seria característica da
personalidade de Roosevelt ou se seria comum à natureza humana.
Na
construção da sua teoria sobre o funcionamento e adoecimento psíquicos e em seu
trabalho psicoterapêutico, Adler, não aceitando qualquer determinação pela
libido, considerou inicialmente a “busca pela perfeição” como o fator
motivacional humano. Essa busca se expressaria por diferentes mecanismos: a
relação e a adaptação sociais; a preocupação do indivíduo em alcançar objetivos
preestabelecidos (vontade); a luta
pela superioridade (incluindo voracidade pelo poder e pela notoriedade); além
da agressividade (em particular, frente à frustração), que seria o instinto
primário ao qual todos os demais estariam subordinados. Ele não reconheceu a
importância do recalque e do inconsciente. Acreditava que a orientação
informativa mudaria o auto-entendimento e estimularia a vontade para a
autotransformação e a adaptação social.
Postulava,
segundo Cobra (2003), “a necessidade de ver o homem como um todo, uma unidade
funcional, reagindo ao meio tanto quanto aos seus próprios dotes físicos, em
lugar de vê-lo como um somatório de instintos, desejos e outras manifestações
psicológicas.“ Adler recusou a teoria freudiana do trauma sexual e relegava a
sexualidade a um papel simbólico na tentativa de superação do indivíduo.
Os
objetivos do tratamento psicoterapêutico, usualmente de curta duração e focado,
consistiam, para Adler, em conduzir o paciente a perceber seu estilo de vida e
a orientá-lo e reeducá-lo para melhorar sua situação real, sem qualquer
exploração dos conflitos inconscientes. O paciente era explicitamente
encorajado a ações concretas que pudessem facilitar-lhe a vida real, como
trocar óculos por lentes de contato, caso os primeiros lhe causassem sentimento
de inferioridade.
Para
Adler, o terapeuta não deveria buscar a verdade nem se preocupar com
interpretações subjetivas do que se passa na sessão. A relação a ser
desenvolvida entre terapeuta e paciente deveria ser igualitária, face a face e
empática. Pode-se dizer que seu trabalho clínico desenvolveu-se com uma
orientação de natureza pedagógica, como afirma Zimerman (2001, p.21).
Logo
tal análise crítica se dá principalmente por dois pontos: o fato de o indivíduo
estar centrado na busca pela superioridade. Pois segundo o próprio Adler “Do nascimento a morte, busca de
superioridade leva a pessoa de um estágio de desenvolvimento para o próximo”. E o interesse social, que “é a verdadeira e inevitável compensação de todas as fraquezas naturais
dos serres humanos” (Adler, 1929b, p.31). Logo podemos dizer que o
interesse social substitui o interesse egoísta.
O que
de fato é importante pois tendemos realmente a superioridade e em contrapartida
a socialização nos torna um ser humano mais amável, austruísta. Pois se a
superioridade substituir a socialização, tendemos a nos distanciar das tarefas
da vida e ficamos no lado “obscuro” da vida.
Em
pensar que Adler nos informou isto a tanto tempo, e nos dias de hoje vemos o
ser humano preferindo o lado “obscuro” da vida. Uma pena......
*
Recomendação da obra: Tal obra pode ser utilizada principalmente por estudantes do segundo segmentos do ensino fundamental, pois nessa faixa etária o adolescente começa a enxerga a vida de uma forma mais clara. Todavia nada impede que estudante do ensino médio e superior tenha acesso a tal obra, pois a mesma é muito enriquecedora e aborda assuntos de como o individuo pode crescer pelo convivio social.
Recomendação da obra: Tal obra pode ser utilizada principalmente por estudantes do segundo segmentos do ensino fundamental, pois nessa faixa etária o adolescente começa a enxerga a vida de uma forma mais clara. Todavia nada impede que estudante do ensino médio e superior tenha acesso a tal obra, pois a mesma é muito enriquecedora e aborda assuntos de como o individuo pode crescer pelo convivio social.
*Identificação do Autor: Alfred
Adler nasceu em Viena em 1870,em uma família de classe média,e morreu em
Aberdeen,Escócia,em 1837.Este autor também possui outras obras como, A prática e a
teoria da psicologia individual (1920). Compreender a natureza humana
(1.928-1.930). A educação das crianças (1929).
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