A diferença entre Skinner e
Bandura
Skinner (Comportamento)
Nenhum pensador ou cientista do século 20 levou tão longe a crença
na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Restringe
seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de
reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é
possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso,
ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes
teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os
estados mentais ou subjetivos.
Bandura (Cognição)
É, assim como Skinner, da linha behaviorista da Psicologia, porém enxerga o comportamento
humano com um viés cognitivo. Enfatiza a modificação do comportamento do indivíduo durante a sua interação. Para ele, o
indivíduo é capaz de aprender também através de reforço vicário (ou
aprendizagem vicariante), ou seja, através da observação do comportamento dos
outros e de suas conseqüências, com contato indireto com o reforço. Entre o
estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
Erik Erikson
A teoria do desenvolvimento psicossocial prediz que o crescimento
psicológico ocorre através de estágio e fases, não ocorre ao acaso e depende da
interação da pessoa como meio que a rodeia.
Crise da adolescência
Para que
ocorra, são necessárias as seguintes condições: um certo nível de
desenvolvimento intelectual, a ocorrência da puberdade, um certo crescimento
físico e pressões culturais que levem o adolescente à efectiva ressíntese da
sua identidade. Para além das mudanças físicas já referidas acima, o
adolescente adquire também a capacidade de operações formais e raciocínio
abstracto. O pensamento formal constitui a capacidade de reflectir acerca do
seu próprio pensamento e do pensamento dos outros. O raciocínio abstracto
permite colocar hipóteses, conceber teorias e opera com proposições.
Segundo Erikson, o
adolescente que adquire a sua identidade é aquele que se torna fiel a uma
coerente interacção com a sociedade, a uma ideologia ou profissão, que é também
uma tarefa deste estágio.
Alfred Adler
Adler
supôs que os seres humanos são motivados primeiramente por impulsos socias.
Esta ênfase nos determinantes socias do
comportamento. Adler considerava a consciência como o centro da personalidade.
Isso o transforma em um pioneiro no desenvolvimento de uma psicologia orientada para o ego. Os
humanos são seres conscientes eles geralmente estão cientes das razões de seu
comportamento. Eles têm consciência de suas inferioridades e das metas que
buscam.
Sullivan
A
teoria de sullivan é fundamentalmente uma teoria de necessidade e ansiedade. As
necessidades são as necessidades por satisfação e as necessidades por
segurança. A ansiedade ocorre quando necessidades fundamentais estão em perigo
de não serem satisfeitas; a ansiedade é o motivador primário do comportamento
humano..
Comentários
Postar um comentário
Comentários obrigada