A diferença entre Skinner e Bandura
Skinner (Comportamento)
Nenhum pensador ou cientista do século 20 levou tão longe a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os estados mentais ou subjetivos.
Bandura (Cognição)
É, assim como Skinner, da linha behaviorista da Psicologia, porém enxerga o comportamento humano com um viés cognitivo. Enfatiza a modificação do comportamento do indivíduo durante a sua interação. Para ele, o indivíduo é capaz de aprender também através de reforço vicário (ou aprendizagem vicariante), ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas conseqüências, com contato indireto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
Erik Erikson
A teoria do desenvolvimento psicossocial prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágio e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa como meio que a rodeia.
Crise da adolescência
Para que ocorra, são necessárias as seguintes condições: um certo nível de desenvolvimento intelectual, a ocorrência da puberdade, um certo crescimento físico e pressões culturais que levem o adolescente à efectiva ressíntese da sua identidade. Para além das mudanças físicas já referidas acima, o adolescente adquire também a capacidade de operações formais e raciocínio abstracto. O pensamento formal constitui a capacidade de reflectir acerca do seu próprio pensamento e do pensamento dos outros. O raciocínio abstracto permite colocar hipóteses, conceber teorias e opera com proposições.
Segundo Erikson, o adolescente que adquire a sua identidade é aquele que se torna fiel a uma coerente interacção com a sociedade, a uma ideologia ou profissão, que é também uma tarefa deste estágio.

Alfred Adler
Adler supôs que os seres humanos são motivados primeiramente por impulsos socias. Esta ênfase nos  determinantes socias do comportamento. Adler considerava a consciência como o centro da personalidade. Isso o transforma em um pioneiro no desenvolvimento  de uma psicologia orientada para o ego. Os humanos são seres conscientes eles geralmente estão cientes das razões de seu comportamento. Eles têm consciência de suas inferioridades e das metas que buscam.
Sullivan
A teoria de sullivan é fundamentalmente uma teoria de necessidade e ansiedade. As necessidades são as necessidades por satisfação e as necessidades por segurança. A ansiedade ocorre quando necessidades fundamentais estão em perigo de não serem satisfeitas; a ansiedade é o motivador primário do comportamento humano..

Comentários