Alfred Adler

Alfred Adler (Viena, 7 de fevereiro de 1870Aberdeen, 28 de maio de 1937), psicólogo austríaco.

Biografia

Filho de judeus húngaros, formou-se em medicina, psicologia e filosofia pela Universidade de Viena. Praticou clínica geral antes de se dedicar à psiquiatria. Em 1902 foi trabalhar com Sigmund Freud, realizando pesquisas no campo da psicanálise. Mais tarde, desliga-se dele por considerar o fator sexual superestimado por Freud.
Adler é o fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Segundo sua teoria, o meio social e a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e a notoriedade. Os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento social, podem traduzir-se numa dinâmica patológica (psicose, neurose), que deve ser tratada de um ponto de vista psicoterapêutico.
Também se ocupou da orientação da criança como método preventivo na psicologia médica. Com o apoio do governo austríaco, abriu centros de orientação infantil em escolas de Viena, Berlim e Munique. Entrevistas públicas de orientação familiar, seguidas de discussões, disseminaram seus métodos e teorias, especialmente entre educadores. Realizou inúmeras conferências na Europa e Estados Unidos. Em 1930, seus esforços para divulgar sua doutrina de interesse social diante do totalitarismo europeu, marcaram-no mais como pregador do que como cientista.
Morreu quando se encontrava em Aberdeen, Escócia, ministrando um curso de psicologia. Merece lugar de destaque no movimento psicanalítico pela importância que deu ao fator da agressividade.
0 falecido Alfred Adler, famoso psicólogo vienense, escreveu um livro intitulado: What Life Should Mean to You. Nesse livro diz: "É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos".


Alfred  Adler

Alfred Adler nasceu em Viena em 1870,em uma família de classe média,e morreu em Aberdeen,Escócia,em 1837.
A História pessoal de Adler  é um claro exemplo de luta para superar a inferioridade,que se tornou o tema central em sua teoria. Quando criança, ele era frágil, desajeitado, sem atrativos e inicialmente um mau aluno. Foi atropelado por carruagens em várias  ocasiões , e teve raquitismo e pneumonia. Esta última doença levou um medico dizer ao pai de Adler:  “Seu garoto está perdido” . Foi esse evento,segundo Adler ,o responsável por sua decisão de ser medico ( Orgler,1963, p.16 )
Adler reconheceu que sua capacidade de compensar todas  essas deficiências serviu como um modelo para a sua teoria da personalidade. Isso se reflete na declaração: “ Aqueles que conhecem o trabalho da minha vida podem ver claramente a concordância entre os  fatos da minha infância e as idéias que expressei” ( Bottome,1939,p. 9 )
Adler supôs que os seres humanos são motivados primeiramente por impulsos sócias.Esta ênfase nos  determinantes sócias do comportamento, é provavelmente a maior contribuição de Adler á teoria psicológica.
A segunda maior contribuição de Adler á teoria da personalidade é o seu conceito do Self criativo.O  Self de Adler é um sistema subjetivo altamente personalizado,que interpreta e toma significativas as experiências o organismo.
O Terceiro aspecto da psicologia de Adler que a separa da psicanálise clássica é a sua ênfase na singularidade da personalidade. Adler  via cada pessoa como uma continuação única de motivos,traços,interesses e valores; A teoria de Adler da pessoa afirma que os humanos são primeiramente criaturas sócias , não sexuais. De fato, a maneira pela qual a pessoa satisfaz as necessidades sexuais é determinada pelo se estilo de vida, e não vice-versa.
Finalmente, Adler considerava a consciência como o centro da personalidade. Isso o transforma em um pioneiro no desenvolvimento  de uma psicologia orientada para o ego. Os humanos são seres conscientes eles geralmente estão cientes das razões de seu comportamento. Eles  têm   consciência de suas inferioridades e das metas que buscam.





Finalismo Ficcional  

Os humanos vivem de acordo com ideais puramente ficcionais, sem nenhum equivalente na realidade, “Os Fins justificam os meios”, permitem que os seres humanos lidem com a realidade de forma mais efetiva.
Os humanos  são mais motivados por suas expectativas em relação ao futuro do que pelas do passado. Desta forma, Adler não acreditava em predestinação ou fatalidade.Em vês disso. Elas existem subjetivamente ou  mentalmente, aqui agora como metas.

Busca de Superioridade
Adler identificava o poder com a masculinidade e a fraqueza com a feminilidade. Ele deixou bem claro que por superioridade ele não queira dizer distinção social,liderança ou uma posição preeminente na sociedade. Por superioridade, Adler queria dizer algo muito parecido com o conceito de self de Jung ou princípio  da auto-realização da Goldstein. È a busca de uma de  uma completude perfeita. È  “a grande pulsão ascendente”:
Segundo Adler do Nascimento até a morte, a busca de superioridade leva a pessoa de um estagio de desenvolvimento para o próximo.
Adler reconheceu que a busca de superioridade pode manifestar-se de inúmeras maneiras diferentes,e que cada pessoa tem seu modo concreto de atingir ou tentar atingir a perfeição.  A pessoa neurótica,por exemplo,busca auto-estima,poder e auto-engrandecimento – em outras palavras,metas egoístas – ao passo que a pessoa normal busca metas de caráter primeiramente social.

Sentimento de Inferioridade e Compensação
Muito  cedo em sua carreira,quando ainda estava interessado em medicina geral,Adler  propôs a idéia da inferioridade e da supercompensação  de órgão.
Adler sugeriu que a razão do lugar de uma determinada doença era uma inferioridade básica naquela região,uma inferioridade existente em virtude de hereditariedade ou de alguma anormalidade desenvolvimental. Mas , em circunstâncias normais, o sentimento de inferioridade ou senso  de incompletude é a grande força propulsora da humanidade. Em outras palavras, o ser humano é impulsionado pala necessidade de superar sua inferioridade e pressionado pelo desejo de ser superior. A perfeição, não o prazer, era para ele a meta da vida.
Interesse Social
Em seu sentido essencial, o interesse social consiste em o individuo ajudar a sociedade a alcançar a meta de uma sociedade perfeita:
Ao trabalhar pelo bem comum,os humanos compensam suas fraquezas individuais . Para o jovem Adler, os humanos eram impulsionados por uma insaciável ânsia de poder e dominação,para compensar um sentimento de inferioridade arraigado e oculto. Para Adler mais velho, os humanos eram motivados por um interesse social,inato,que fazia subordinar o ganho pessoal ao bem estar público. O interesse social substitui o interesse egoísta.
Estilo de vida
O estilo de vida é o principio do sistema, segundo o qual funciona a personalidade individual; é o todo que comanda as partes. O estilo de vida é o princípio ideográfico mais importante de Adler: é o principio que explica a singularidade da pessoa. Todos têm um estilo de vida, mas não existem duas pessoas com mesmo estilo.
Todas as pessoas têm a mesma meta, a da superioridade. Porém, existem inúmeras maneiras de buscá-las. Uma pessoa tenta tornar-se superior, desenvolvendo o intelecto, enquanto outra dedica todos os seus esforços, á busca da perfeição muscular.
O que determina o estilo de vida do indivíduo? Em seu textos iniciais, Adler disse que ele é amplamente determinado pelas inferioridades especificadas da passoa,quer fantasias ou reais. O estilo de vida é uma compensação de uma inferioridade particular.
O Self Criativo
O Conceito de Self criativo é a realização suprema de Aldler como teórico da personalidade. O Self criativo dá significado á vida; ele cria a meta, assim como os meios para a meta. O Self criativo é o princípio ativo da vida humana,e não é muito diferente do conceito mais antigo de alma.
 Ao dotar  os seres humanos de altruísmo,humanitarismo,cooperação,criatividade,singularidade e consciência,Aldler devolveu aos seres humanos um senso de dignidade e valor  que a psicanálise tinha em grande parte destruído.




Neurose
Adler concordava que os sintomas neuróticos  são interpretáveis e fundamentalmente defensivos. Ao  Contrario do individuo sadio,o neurótico supercompensa rigidamente as inferioridades percebidas. Suas metas grandiosas centram-se no auto-engrandecimento e no interesse pessoal, ao invés do interesse social.
Os Neuróticos,os criminosos, os bêbados a os perversos, observa Adler,geralmente são primogênitos. Se os pais manejam sabiamente a situação preparando a criança para aparecimento de um rival,o primogênito tem maior probabilidade de trasformar-se em uma  pessoa responsável ,protetora.O segundo filho,ou filho do meio,caracteriza-se por ser ambicioso. Ele esta constantemente  tentando  superar o mais velho. Ele também tende a ser rebelde e invejoso,mas de um modo geral é mais bem-ajustado do que o primogênito do que o primogênito ou o caçula. O Caçula é o filho minado. Depois do Primogênito, é mais provável que se torne uma     criança-problema e um adulto neurótico desajustado.


Adler impressionara-se com a história de Theodor Roosevelt, que cresceu franzino e doente até a adolescência (tal como ele próprio), passando então por intensas transformações e chegando a ser o mais jovem presidente dos Estados Unidos, em 1901. Perguntava-se se tal potencialidade para mudança seria característica da personalidade de Roosevelt ou se seria comum à natureza humana.
Na construção da sua teoria sobre o funcionamento e adoecimento psíquicos e em seu trabalho psicoterapêutico, Adler, não aceitando qualquer determinação pela libido, considerou inicialmente a “busca pela perfeição” como o fator motivacional humano. Essa busca se expressaria por diferentes mecanismos: a relação e a adaptação sociais; a preocupação do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos (vontade); a luta pela superioridade (incluindo voracidade pelo poder e pela notoriedade); além da agressividade (em particular, frente à frustração), que seria o instinto primário ao qual todos os demais estariam subordinados. Ele não reconheceu a importância do recalque e do inconsciente. Acreditava que a orientação informativa mudaria o auto-entendimento e estimularia a vontade para a autotransformação e a adaptação social.
Postulava, segundo Cobra (2003), “a necessidade de ver o homem como um todo, uma unidade funcional, reagindo ao meio tanto quanto aos seus próprios dotes físicos, em lugar de vê-lo como um somatório de instintos, desejos e outras manifestações psicológicas.“ Adler recusou a teoria freudiana do trauma sexual e relegava a sexualidade a um papel simbólico na tentativa de superação do indivíduo.
Os objetivos do tratamento psicoterapêutico, usualmente de curta duração e focado, consistiam, para Adler, em conduzir o paciente a perceber seu estilo de vida e a orientá-lo e reeducá-lo para melhorar sua situação real, sem qualquer exploração dos conflitos inconscientes. O paciente era explicitamente encorajado a ações concretas que pudessem facilitar-lhe a vida real, como trocar óculos por lentes de contato, caso os primeiros lhe causassem sentimento de inferioridade.
Para Adler, o terapeuta não deveria buscar a verdade nem se preocupar com interpretações subjetivas do que se passa na sessão. A relação a ser desenvolvida entre terapeuta e paciente deveria ser igualitária, face a face e empática. Pode-se dizer que seu trabalho clínico desenvolveu-se com uma orientação de natureza pedagógica, como afirma Zimerman (2001, p.21).
Logo tal análise crítica se dá principalmente por dois pontos: o fato de o indivíduo estar centrado na busca pela superioridade. Pois segundo o próprio Adler “Do nascimento a morte, busca de superioridade leva a pessoa de um estágio de desenvolvimento para o próximo”.  E o interesse social, que “é a verdadeira e inevitável compensação de todas as fraquezas naturais dos serres humanos” (Adler, 1929b, p.31). Logo podemos dizer que o interesse social substitui o interesse egoísta.
O que de fato é importante pois tendemos realmente a superioridade e em contrapartida a socialização nos torna um ser humano mais amável, austruísta. Pois se a superioridade substituir a socialização, tendemos a nos distanciar das tarefas da vida e ficamos no lado “obscuro” da vida.
Em pensar que Adler nos informou isto a tanto tempo, e nos dias de hoje vemos o ser humano preferindo o lado “obscuro” da vida. Uma pena......

Resenha


*Identificação da obra: “Teorias da personalidade” Autores: Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e John B. Campbell.

*Apresentação da obra: Vamos aqui mostrar o capítulo 4 do livro citado acima, especificamente de Alfred adler.
 .
*Estrutura do texto: Este capítulo possui pouco mais de 10 páginas e abordará a teoria da personalidade descrita pelo médico americano Alfred Adler.

*Descrição do conteúdo: A História pessoal de Adler  é um claro exemplo de luta para superar a inferioridade,que se tornou o tema central em sua teoria. Quando criança, ele era frágil, desajeitado, sem atrativos e inicialmente um mau aluno. Foi atropelado por carruagens em várias  ocasiões , e teve raquitismo e pneumonia. Esta última doença levou um medico dizer ao pai de Adler: “Seu garoto está perdido”.  Foi esse evento,segundo Adler, o responsável por sua decisão de ser medico (Orgler,1963, p.16).
Adler reconheceu que sua capacidade de compensar todas essas deficiências serviu como um modelo para a sua teoria da personalidade. Isso se reflete na declaração: “Aqueles que conhecem o trabalho da minha vida podem ver claramente a concordância entre os  fatos da minha infância e as idéias que expressei” (Bottome,1939,p. 9).
Adler supôs que os seres humanos são motivados primeiramente por impulsos sócias.Esta ênfase nos  determinantes sócias do comportamento, é provavelmente a maior contribuição de Adler á teoria psicológica.
A segunda maior contribuição de Adler á teoria da personalidade é o seu conceito do Self criativo.O  Self de Adler é um sistema subjetivo altamente personalizado,que interpreta e toma significativas as experiências o organismo.
O Terceiro aspecto da psicologia de Adler que a separa da psicanálise clássica é a sua ênfase na singularidade da personalidade. Adler  via cada pessoa como uma continuação única de motivos,traços,interesses e valores; A teoria de Adler da pessoa afirma que os humanos são primeiramente criaturas sócias , não sexuais. De fato, a maneira pela qual a pessoa satisfaz as necessidades sexuais é determinada pelo se estilo de vida, e não vice-versa.
Finalmente, Adler considerava a consciência como o centro da personalidade. Isso o transforma em um pioneiro no desenvolvimento  de uma psicologia orientada para o ego. Os humanos são seres conscientes eles geralmente estão cientes das razões de seu comportamento. Eles têm   consciência de suas inferioridades e das metas que buscam.

Finalismo Ficcional  
Os humanos vivem de acordo com ideais puramente ficcionais, sem nenhum equivalente na realidade, “Os Fins justificam os meios”, permitem que os seres humanos lidem com a realidade de forma mais efetiva.
Os humanos são mais motivados por suas expectativas em relação ao futuro do que pelas do passado. Desta forma, Adler não acreditava em predestinação ou fatalidade.Em vês disso. Elas existem subjetivamente ou mentalmente, aqui agora como metas.

Busca de Superioridade
Adler identificava o poder com a masculinidade e a fraqueza com a feminilidade. Ele deixou bem claro que por superioridade ele não queira dizer distinção social,liderança ou uma posição preeminente na sociedade. Por superioridade, Adler queria dizer algo muito parecido com o conceito de self de Jung ou princípio  da auto-realização da Goldstein. È a busca de uma de  uma completude perfeita. È  “a grande pulsão ascendente”:
Segundo Adler do Nascimento até a morte, a busca de superioridade leva a pessoa de um estagio de desenvolvimento para o próximo.
Adler reconheceu que a busca de superioridade pode manifestar-se de inúmeras maneiras diferentes,e que cada pessoa tem seu modo concreto de atingir ou tentar atingir a perfeição.  A pessoa neurótica, por exemplo,busca auto-estima,poder e auto-engrandecimento – em outras palavras,metas egoístas – ao passo que a pessoa normal busca metas de caráter primeiramente social.

Sentimento de Inferioridade e Compensação
Muito cedo em sua carreira,quando ainda estava interessado em medicina geral,Adler  propôs a idéia da inferioridade e da supercompensação  de órgão.
Adler sugeriu que a razão do lugar de uma determinada doença era uma inferioridade básica naquela região,uma inferioridade existente em virtude de hereditariedade ou de alguma anormalidade desenvolvimental. Mas , em circunstâncias normais, o sentimento de inferioridade ou senso  de incompletude é a grande força propulsora da humanidade. Em outras palavras, o ser humano é impulsionado pala necessidade de superar sua inferioridade e pressionado pelo desejo de ser superior. A perfeição, não o prazer, era para ele a meta da vida.

Interesse Social
Em seu sentido essencial, o interesse social consiste em o individuo ajudar a sociedade a alcançar a meta de uma sociedade perfeita: Ao trabalhar pelo bem comum, os humanos compensam suas fraquezas individuais . Para o jovem Adler, os humanos eram impulsionados por uma insaciável ânsia de poder e dominação,para compensar um sentimento de inferioridade arraigado e oculto. Para Adler mais velho, os humanos eram motivados por um interesse social,inato,que fazia subordinar o ganho pessoal ao bem estar público. O interesse social substitui o interesse egoísta.

Estilo de vida
O estilo de vida é o principio do sistema, segundo o qual funciona a personalidade individual; é o todo que comanda as partes. O estilo de vida é o princípio ideográfico mais importante de Adler: é o principio que explica a singularidade da pessoa. Todos têm um estilo de vida, mas não existem duas pessoas com mesmo estilo.
Todas as pessoas têm a mesma meta, a da superioridade. Porém, existem inúmeras maneiras de buscá-las. Uma pessoa tenta tornar-se superior, desenvolvendo o intelecto, enquanto outra dedica todos os seus esforços, á busca da perfeição muscular.
O que determina o estilo de vida do indivíduo? Em seu textos iniciais, Adler disse que ele é amplamente determinado pelas inferioridades especificadas da passoa,quer fantasias ou reais. O estilo de vida é uma compensação de uma inferioridade particular.

O Self Criativo
O Conceito de Self criativo é a realização suprema de Aldler como teórico da personalidade. O Self criativo dá significado á vida; ele cria a meta, assim como os meios para a meta. O Self criativo é o princípio ativo da vida humana,e não é muito diferente do conceito mais antigo de alma.
Ao dotar os seres humanos de Autruismo, humanitarismo, cooperação, criatividade, singularidade e consciência, Aldler devolveu aos seres humanos um senso de dignidade e valor  que a psicanálise tinha em grande parte destruído.

Neurose
Adler concordava que os sintomas neuróticos  são interpretáveis e fundamentalmente defensivos. Ao Contrário do individuo sadio, o neurótico super compensa rigidamente as inferioridades percebidas. Suas metas grandiosas centram-se no auto-engrandecimento e no interesse pessoal, ao invés do interesse social.
Os Neuróticos,os criminosos, os bêbados a os perversos, observa Adler, geralmente são primogênitos. Se os pais manejam sabiamente a situação preparando a criança para aparecimento de um rival, o primogênito tem maior probabilidade de trasformar-se em uma pessoa responsável, protetora.O segundo filho,ou filho do meio,caracteriza-se por ser ambicioso. Ele esta constantemente tentando  superar o mais velho. Ele também tende a ser rebelde e invejoso, mas de um modo geral é mais bem-ajustado do que o primogênito do que o primogênito ou o caçula. O Caçula é o filho minado. Depois do Primogênito, é mais provável que se torne uma     criança-problema e um adulto neurótico desajustado.


*Análise de forma crítica: Adler impressionara-se com a história de Theodor Roosevelt, que cresceu franzino e doente até a adolescência (tal como ele próprio), passando então por intensas transformações e chegando a ser o mais jovem presidente dos Estados Unidos, em 1901. Perguntava-se se tal potencialidade para mudança seria característica da personalidade de Roosevelt ou se seria comum à natureza humana.
Na construção da sua teoria sobre o funcionamento e adoecimento psíquicos e em seu trabalho psicoterapêutico, Adler, não aceitando qualquer determinação pela libido, considerou inicialmente a “busca pela perfeição” como o fator motivacional humano. Essa busca se expressaria por diferentes mecanismos: a relação e a adaptação sociais; a preocupação do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos (vontade); a luta pela superioridade (incluindo voracidade pelo poder e pela notoriedade); além da agressividade (em particular, frente à frustração), que seria o instinto primário ao qual todos os demais estariam subordinados. Ele não reconheceu a importância do recalque e do inconsciente. Acreditava que a orientação informativa mudaria o auto-entendimento e estimularia a vontade para a autotransformação e a adaptação social.
Postulava, segundo Cobra (2003), “a necessidade de ver o homem como um todo, uma unidade funcional, reagindo ao meio tanto quanto aos seus próprios dotes físicos, em lugar de vê-lo como um somatório de instintos, desejos e outras manifestações psicológicas.“ Adler recusou a teoria freudiana do trauma sexual e relegava a sexualidade a um papel simbólico na tentativa de superação do indivíduo.
Os objetivos do tratamento psicoterapêutico, usualmente de curta duração e focado, consistiam, para Adler, em conduzir o paciente a perceber seu estilo de vida e a orientá-lo e reeducá-lo para melhorar sua situação real, sem qualquer exploração dos conflitos inconscientes. O paciente era explicitamente encorajado a ações concretas que pudessem facilitar-lhe a vida real, como trocar óculos por lentes de contato, caso os primeiros lhe causassem sentimento de inferioridade.
Para Adler, o terapeuta não deveria buscar a verdade nem se preocupar com interpretações subjetivas do que se passa na sessão. A relação a ser desenvolvida entre terapeuta e paciente deveria ser igualitária, face a face e empática. Pode-se dizer que seu trabalho clínico desenvolveu-se com uma orientação de natureza pedagógica, como afirma Zimerman (2001, p.21).
Logo tal análise crítica se dá principalmente por dois pontos: o fato de o indivíduo estar centrado na busca pela superioridade. Pois segundo o próprio Adler “Do nascimento a morte, busca de superioridade leva a pessoa de um estágio de desenvolvimento para o próximo”.  E o interesse social, que “é a verdadeira e inevitável compensação de todas as fraquezas naturais dos serres humanos” (Adler, 1929b, p.31). Logo podemos dizer que o interesse social substitui o interesse egoísta.
O que de fato é importante pois tendemos realmente a superioridade e em contrapartida a socialização nos torna um ser humano mais amável, austruísta. Pois se a superioridade substituir a socialização, tendemos a nos distanciar das tarefas da vida e ficamos no lado “obscuro” da vida.
Em pensar que Adler nos informou isto a tanto tempo, e nos dias de hoje vemos o ser humano preferindo o lado “obscuro” da vida. Uma pena......
*Recomendação da obra: Tal obra pode ser utilizada principalmente por,  estudantes do segundo segmento do ensino fundamental, pois nessa faixa etária o adolescente começa a enxerga a vida de uma forma mais ampla. Todavia nada impede que estudante de ensino médio e superior tenha acesso a tal obra, pois a mesma é muito enriquecedora e  aborda assuntos de como crescimento pessoal e  convívio social.

*Identificação do Autor: Alfred Adler nasceu em Viena em 1870,em uma família de classe média, e morreu em Aberdeen, Escócia,em 1837. Este autor também possui outras obras como, A prática e a teoria da psicologia individual (1920). Compreender a natureza humana (1.928-1.930). A educação das crianças (1929). 

*Identificação Acadêmica: Alex Donato Da Silva, Priscila Pereira De Souza, Cristiano Henrique, Sergio Das Neves.


By Priscila Psicóloga

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