Kant que dizia que a percepção não é mera combinação passiva de elementos sensoriais, mas a organização desses elementos numa experiência unitária, a mente organiza a percepção.

A Gestalt nasceu sobre o signo da Física moderna e Max Wertheimer foi um dos seus principais fundadores, fez experimentos sobre a visão do movimento aparente, concluindo que ele não precisa ser explicado nos termos estruturalistas.

Gestalt é analisar elementos essenciais que existam nessa organização. Os gestaltistas  tinham que procurar a forma na natureza ou admitir a idéia de que todas as formas eram idéias. Eles afirmam, ser a natureza humana um complexo, um todo fortemente estruturado. Segundo a Gestalt, o psiquismo humano não pode ser analisado por pedaços , por funções isoladas , mas sim e sempre em conjunto. A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Para os gestaltistas há relação entre o estímulo e a resposta, o processo de percepção encontra-se no estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. Eles descobriram que a forma existe tanto na mente como na natureza.
O ponto mais importante para a Psicologia da Forma é a teoria do isomorfismo, baseada na unidade do universo. A Gestalt também contribuiu para a percepção com os princípios da organização preceptivas, para a aprendizagem a partir  dos experimentos com chimpanzés, e para o pensamento com o estudo do pensamento criativo.

Essa teoria foi desenvolvida como uma reação ao Zeitgeist da época que consista em interpretar os processos do comportamento em partes (Estruturalismo de Wundt). Para Koffka, esse positivismo no estudo do comportamento e da mente, é profundamente inadequado, pois “não podemos dividir o comportamento ou a mente em “n” funções ou elementos diferentes, seguimos o princípio da organização, tal como se manifestaram sob diversas condições, começando pelas mais simples e avançando para as de complexidade cada vez maior”.

No campo psicofísico eles relacionaram a forma com a percepção e a sensação do movimento, construindo então a base das teorias gestaltistas na qual destacavam –se o estudo de campo perceptivo, estrutura e forma. Estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos estavam envolvidos na ilusão de ótica quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem  na realidade. 

Afirmavam ser a natureza humana um complexo, um todo fortemente estruturado, sendo impossível ser analisado por pedaços, mas sim em conjunto.
A percepção é o ponto de partida dessa teoria, pois a relação entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como ele percebe são importantes para a compreensão do comportamento que ele terá como resultado desses estímulos e deve ser avaliado globalmente.

Comentários