RESUMO DO LIVRO: O QUE É EDUCAÇAO (CARLOS RODRIGUES BRANDAO)




O que é Educação

A obra de Carlos Brandão trata do  entendimento do termo Educação através da História da humanidade, encontra-se em extrema necessidade, pois a Educação estar conosco em todos os lugares, de acordo com o texto estudado. Falando de alguns pontos principais da obra, notamos que de início ele tenta abordar o significado do termo educação dentro de suas variedades, o que consegue de forma bastante clara. Isto nos leva a compreender que não existe um modelo único de educação, e sim modelos de educação. Isso pode ser notado de forma clara na carta escrita pelos índios em resposta a proposta feita pelo governo norte-americano ao pedir que os índios mandassem alguns jovens de sua aldeia para estudar em escolas de brancos: ?Eles eram, portanto, totalmente inúteis.?, dizia a carta, não que com isso a educação de brancos inutilizasse os seres humanos, mas para a vida indígena eles não mais serviriam. A educação deve, portanto, atender as necessidades do grupo social no qual o educando estar inserido, ou pelo menos tentar. De a educação servir para isso ou aquilo, não pretendemos discutir isto com base no texto, mas uma coisa o texto nos deixa claro: ela é necessária para a formação humana. Tanto que o que os grandes estudiosos tem a dizer, escrever ou estudar é centrado na educação como necessidade. Desde as mais isoladas tribos, as mais modernas cidades, ou as mais gloriosas cidades das civilizações greco-romanas, concordam em um único ponto, a educação é essencial para a formação do cidadão, o homem necessita ser educado.
Com tudo isto o autor conclui que, assim como na Idade Antiga e nas mais remotas e isoladas civilizações do planeta, a educação é essencial e é de grande importância para a formação do sujeito e sua entrada e permanência na vida social.

Deixo-lhe agora a frase do livro que chamou muito a minha atenção:

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”

Mestre não é aquele que toma o seu conhecimento como absoluto, e não aceita nada além de seus ensinamentos.

Mestre é aquele que tem a mente aberta a novas teorias, e que ao passar o seu conteúdo de domínio, eventualmente pode aprender alguma coisa a mais, com seu aprendiz e seu mundo, ou com ele mesmo ao refletir seu conhecimento.


BY PRISCILA PSICÓLOGA

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