Educação e Hegemonia: Gramsci
Resenha
Gramsci foi um
jornalista ativista político e comunista que viveu na Itália durante a 1ª e 2ª
Guerra Mundial e quando foi preso, começou a escrever no campo educacional um nome
de “escola unitária”, isto é, se inspirou nos conceitos de Karl Marx e outros
autores libertários que viviam neste contexto histórico.
Em defesa da escola unitária
A preocupação de
Gramsci se dá através das atividades intelectuais que os trabalhadores
realizavam nas escolas tradicionais.
A perspectiva era
quebrar o paradigma dos trabalhadores intelectuais tradicionais que tinham o
seu alicerce a pedagogia dos jesuítas, que valorizava a aprendizagem grega e
latim, só que Gramsci começa a perceber que somente esta imagem não traria
grandes frutos para a educação européia e através do trabalho filosófico e
prático, poderia trazer o modelo justo, ou seja, fomentar o trabalho cultural
de cada região da Europa com a repetição da prática, para que dê certo as suas
experimentações.
A teoria de Gramsci
vai de encontro entre a crítica à formação educacional livre, teórica e
filosófica a ala abstrata que formam trabalhadores subalternos, ou seja, para
Gramsci, todos têm o seu papel intelectual, mesmo aquele que esteja fazendo
algum trabalho braçal, ele teve que utilizar o trabalho intelectual para
executar aquela função.
A escola na época
de Gramsci estava assando por uma crise jamais vista devido à estagnação do
outro modelo que ficou marcado pela preocupação com os alunos e o outro lado da
moeda se preocupava com o profissionalismo da educação.
A escola tipo
profissional estava ganhando o campo da educação por formarem especialistas,
portanto, o aumento das desigualdades sociais em relação ao tipo de ensino que
fica a mercê das disciplinas tecnicistas e esquecerem as tradicionais, isto
começou a aumentar na 2ª Guerra Mundial.
Assim, Gramsci
aponta a direção das suas idéias em relação à educação, valoriza a escola
humanista tradicional e o ensino profissionalizante, para a unificação de
ambas.
Processos educativos e hegemonia política
A contribuição dos
processos educativos e a hegemonia política, o Gramsci diz que é uma categoria
central, onde o Estado tem o papel importantíssimo: garantir a supremacia das
classes através da força e assim manter a conceito de “sociedade civil”.
A sociedade civil
coloca a opinião hegemônica como forma de exercer a desigualdade entre a
educação familiar (privada) e o Estado (público), onde a subalternidade que
existe na sociedade civil, o governo tem duas idéias: a população como produção
da classe dominante e o Estado como algo “mecânico”, isto é, obedecer a
hierarquias, submissão para poder executar as idéias, mas sem esquecer que é
ativo no conceito de construção da sociedade.
Ideologia e educação
A educação européia
passou por duas correntes antagônicas que traz grandes problemas? Intelectuais
tradicionais e intelectuais tecnicistas.
Estas duas
correntes filosóficas estão aprimorando o conceito de escola unitária não é
somente ter a função de ensinar as principais ideias das disciplinas
tradicionais, mas tem que se preocupar com o profissional poder ter o ensino
mais completo, sendo crítico pedagogicamente e politicamente.
A grande
preocupação de Gramsci em relação à educação é que ela seja levada a todos e
principalmente atendam a realidade na qual ela esteja inserida e não só ficar
na teoria, distanciando da população.
Infelizmente,
Gramsci começa a perceber o aumento do ensino tecnicista e esquecendo a
formação educacional mais tradicional, assim o aumento da desigualdade social e
a subalternização dos trabalhadores que somente se preocupam com a questão
tecnicista e isso vai abrindo um abismo entre a educação tradicional e a
tecnicista.
Portanto, as ações
destinadas à educação igualitária a todos tem que ser atendidas a todos tem
conceitos marxistas poderão ser aplicados a ter a escola unitária como espelho
para a sociedade civil.
Visão do leitor
Antonio Gramsci é
um idealista comunista político que é até nos tempos atuais reconhecidos por
suas obras acadêmicas em relação à sociedade contemporânea e suas mazelas e os suas
ideias que ele propunha é pela educação.
O texto Educação e
Hegemonia da mesma autoria retratam a grande preocupação de Gramsci: a
desigualdade da educação.
Diante das
características da educação européia, Gramsci trouxe várias idéias para mostrar
que a educação tradicional e a tecnicista estavam se afastando e piorando as
relações pós-guerra que começou a acontecer no continente, ou seja, a mudança
educacional européia foi necessária para as relações pedagógicas e políticas do
continente.
O principal
conceito de escola unitária de Gramsci vem equalizar as escolas tradicionais e
tecnicistas, sem esquecer a preocupação com a população que estava sendo
esquecida e criticada por estarem estagnadas nos ensinamentos jesuítas, isto é,
a igreja católica apostólica romana sempre ensinou nas escolas não só a
tradição da igreja, mas limitou somente passar grego e latim e isso prejudicou
e muito a população européia na época.
Portanto, devido à
necessidade de intelectualizar o ensino tradicional, a sociedade judaico-cristã
sempre julgou que o trabalho braçal não “pensava”, isto é, não necessitava da
intelectualidade e por isso que a educação européia “parou no tempo” e isso
trouxe alguns problemas que Gramsci começa a apontar e a solução que ele traz é
a escola unitária, mostrar que tanto o trabalhador braçal quanto o educacional
exercem a intelectualidade e Gramsci aponta a todo instante no seu texto.
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