O Que é monogamia?
A monogamia acontece quando um indivíduo apresenta um único parceiro durante um determinado período. Este termo é usado também para referir a existência de um único parceiro sexual durante toda a vida de um indivíduo.
No mundo animal, este termo é usado para referir a prática de permanência com um parceiro com vista à reprodução sexual e aos cuidados parentais com os recém-nascidos.
Monogamia no Mundo Animal: Alguns exemplos
Arara
As araras são monogâmicas, ou seja, não trocam de parceiros ao longo de sua vida reprodutiva, formando casais com vínculos muito firmes, durando vários anos até a morte de uma delas. Quando chega o período reprodutivo, o bando se desfaz e os adultos formam os casais
Monogamia no Mundo Animal
Cisne
Os cisnes formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde chocam entre 3 a 8 ovos
Ariranha
Originária da América do Sul, esta espécie forma famílias que viajam, caçam, brincam e dormem juntas. Sua unidade principal é o casal de adultos, que também recebe apoio para a criação dos filhotes por parte de seus primogênitos.
Quando surgiu a monogamia entre os humanos?
Segundo o teórico Friedrich Engels, a monogamia surgiu quando surgiu a propriedade privada, e o homem subordinou a mulher para gerar uma prole, que assim herdaria a propriedade do mesmo
Será que foi a Igreja Católica quem “inventou” a monogamia?
Alguns apresentam a tese de que foi a Igreja Católica quem inventou a monogamia, pois estava ocorrendo uma grande perda do patrimônio pessoal quando um homem mantinha relações com várias mulheres.
A poligamia já foi regra nos grupos humanos em estado natural. Durante a história, a poligamia foi amplamente usada, tendo como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras.
Atualmente, mesmo em países onde esta é uma pratica legal, está caindo em desuso, sendo amplamente usada somente em áreas de conflito.
A questão sempre esteve também no centro do debate religioso. O Velho Testamento fala de um personagem como Jacó, que teve duas mulheres, duas servas e doze filhos (vários deles com as servas). Essa prole viria a dar origem às doze tribos de Israel.
Qual a vantagem evolutiva da monogamia?
Evolutivamente, pais monogâmicos dedicam mais atenção a sua prole e estes têm mais chances de sobreviver e passar os genes provenientes do casamento monogâmico.
Qual é outra vantagem da monogamia?
Economicamente, sendo o casamento uma instituição com certa feição contratual, a monogamia também passou a ser mais vantajosa, pois um homem (nas socidades patriarcais) só precisava sustentar uma única esposa.
Somos monogâmicos?
Há teorias que indicam que a monogamia seria a maneira natural ao homem, outras argumentam que o homem é naturalmente poligâmico e há as que acreditam que são influências e determinações sociais e culturais os fatores que determinam a conduta das pessoas.
Somos monogâmicos?
Psicólogos evolucionários já sugeriram que os homens vêem maior possibilidade de ter sexo extraconjugal, parcialmente devido à necessidade masculina de “espalhar os genes”.
Tanto mulheres como homens, dizem estes cientistas, tentam melhorar seu progresso evolucionário ao procurar parceiros de alta qualidade, embora o façam de maneiras diferentes.
Comentários
Postar um comentário
Comentários obrigada