Gramsci
Educação e Hegemonia: Gramsci
Gramsci foi um jornalista ativista político e comunista que viveu na Itália durante a
1ª e 2ª Guerra Mundial e quando foi preso, começou a escrever no campo
educacional um nome de “escola unitária”, isto é, se inspirou nos conceitos de
Karl Marx e outros autores libertários que viviam neste contexto histórico.
Em defesa da escola unitária
A
preocupação de Gramsci se dá através das atividades intelectuais que os
trabalhadores realizavam nas escolas tradicionais.
A
perspectiva era quebrar o paradigma dos trabalhadores intelectuais tradicionais
que tinham o seu alicerce a pedagogia dos jesuítas, que valorizava a
aprendizagem grega e latim, só que Gramsci começa a perceber que somente esta imagem
não traria grandes frutos para a educação europeia e através do trabalho
filosófico e prático, poderia trazer o modelo justo, ou seja, fomentar o
trabalho cultural de cada região da Europa com a repetição da prática, para que
dê certo as suas experimentações.
A
teoria de Gramsci vai de encontro entre a crítica à formação educacional livre,
teórica e filosófica a ala abstrata que formam trabalhadores subalternos, ou
seja, para Gramsci, todos têm o seu papel intelectual, mesmo aquele que esteja
fazendo algum trabalho braçal, ele teve que utilizar o trabalho intelectual
para executar aquela função.
A
escola na época de Gramsci estava assando por uma crise jamais vista devido à
estagnação do outro modelo que ficou marcado pela preocupação com os alunos e o
outro lado da moeda se preocupava com o profissionalismo da educação.
A
escola tipo profissional estava ganhando o campo da educação por formarem
especialistas, portanto, o aumento das desigualdades sociais em relação ao tipo
de ensino que fica a mercê das disciplinas tecnicistas e esquecerem as
tradicionais, isto começou a aumentar na 2ª Guerra Mundial.
Assim,
Gramsci aponta a direção das suas ideias em relação à educação, valoriza a
escola humanista tradicional e o ensino profissionalizante, para a unificação
de ambas.
Processos educativos e
hegemonia política
A
contribuição dos processos educativos e a hegemonia política, o Gramsci diz que
é uma categoria central, onde o Estado tem o papel importantíssimo: garantir a
supremacia das classes através da força e assim manter a conceito de “sociedade
civil”.
A
sociedade civil coloca a opinião hegemônica como forma de exercer a
desigualdade entre a educação familiar (privada) e o Estado (público), onde a
subalternidade que existe na sociedade civil, o governo tem duas ideias: a população
como produção da classe dominante e o Estado como algo “mecânico”, isto é, obedecer
a hierarquias, submissão para poder executar as ideias, mas sem esquecer que é
ativo no conceito de construção da sociedade.
Ideologia e educação
A
educação europeia passou por duas correntes antagônicas que traz grandes
problemas? Intelectuais tradicionais e intelectuais tecnicistas.
Estas
duas correntes filosóficas estão aprimorando o conceito de escola unitária não
é somente ter a função de ensinar as principais ideias das disciplinas
tradicionais, mas tem que se preocupar com o profissional poder ter o ensino
mais completo, sendo crítico pedagogicamente e politicamente.
A
grande preocupação de Gramsci em relação à educação é que ela seja levada a
todos e principalmente atendam a realidade na qual ela esteja inserida e não só
ficar na teoria, distanciando da população.
Infelizmente,
Gramsci começa a perceber o aumento do ensino tecnicista e esquecendo a
formação educacional mais tradicional, assim o aumento da desigualdade social e
a subalternização dos trabalhadores que somente se preocupam com a questão
tecnicista e isso vai abrindo um abismo entre a educação tradicional e a
tecnicista.
Portanto,
as ações destinadas à educação igualitária a todos tem que ser atendidas a
todos tem conceitos marxistas poderão ser aplicados a ter a escola unitária
como espelho para a sociedade civil.
Visão do leitor
Antonio
Gramsci é um idealista comunista político que é até nos tempos atuais
reconhecidos por suas obras acadêmicas em relação à sociedade contemporânea e
suas mazelas e os suas ideias que ele propunha é pela educação.
O
texto Educação e Hegemonia da mesma autoria retrata a grande preocupação de
Gramsci: a desigualdade da educação.
Diante
das características da educação europeia, Gramsci trouxe várias ideias para
mostrar que a educação tradicional e a tecnicista estavam se afastando e
piorando as relações pós-guerra que começou a acontecer no continente, ou seja,
a mudança educacional europeia foi necessária para as relações pedagógicas e
políticas do continente.
O
principal conceito de escola unitária de Gramsci vem equalizar as escolas
tradicional e tecnicista, sem esquecer a preocupação com a população que estava
sendo esquecida e criticada por estarem estagnadas nos ensinamentos jesuítas,
isto é, a igreja católica apostólica romana sempre ensinou nas escolas não só a
tradição da igreja, mas limitou somente passar grego e latim e isso prejudicou
e muito a população europeia na época.
Portanto,
devido à necessidade de intelectualizar o ensino tradicional, a sociedade
judaico-cristã sempre julgou que o trabalho braçal não “pensava”, isto é, não
necessitava da intelectualidade e por isso que a educação europeia “parou no
tempo” e isso trouxe alguns problemas que Gramsci começa a apontar e a solução
que ele traz é a escola unitária, mostrar que tanto o trabalhador braçal quanto
o educacional exercem a intelectualidade e Gramsci aponta a todo instante no seu
texto.
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