Monogamia 

            Ocorre quando um indivíduo possui apenas um único parceiro durante sua relação amorosa .


     Sendo os relacionamentos entre homem e mulher um assunto polêmico, e aos fatores que levam as pessoas a traírem seus respectivos parceiros, tanto num namoro, casamento ou em um “ficar” e como as pessoas rompem ou lidam com um relacionamento em que houve a traição. Monogamia ocorre quando um indivíduo possui apenas um único parceiro durante sua relação amorosa, namoro, casamento ou até um ficar. Isto seria o esperado pelas pessoas que geralmente namoram se casam ou tem um relacionamento com alguém que identificamos como um ficar.



     A monogamia é o fato de que o sistema se compõe sendo que o homem não pode ser, ao mesmo tempo, esposo de mais de uma mulher, e a mulher esposa de mais um homem. A natureza humana, tem em especial os relacionamentos entre homem e mulher, que é um dos assuntos mais discutidos entre as pessoas, onde muito se fala a respeito, mas que ninguém sabe definir exatamente como se dá um relacionamento bem sucedido. Quando se discute sobre qual relacionamento seria uma influência natural ou social, então podemos nos encontrar em algo muito discutido, a ponto de que o assunto pode se tornar uma pesquisa, para que possa entender melhor como as pessoas enfrentam a realidade da relação monogâmica e poligâmica. 



Há teorias que indicam que a monogamia seria a maneira natural ao homem, outras argumentam que o homem é naturalmente poligâmico e há as que acreditam que são influências e determinações sociais e culturais os fatores que determinam a conduta das pessoas. Casais sexualmente monógamos se acasalam apenas com um parceiro. Portanto um marido que trai a esposa com outra relação romântica e volta para casa em tempo de colocar as crianças na cama seria considerado socialmente monógamo. Além disso, a definição de monogamia, para os cientistas, varia. Psicólogos evolucionários já sugeriram que os homens vêem maior possibilidade de ter sexo extraconjugal, parcialmente devido à necessidade masculina de “espalhar os genes”. 



Tanto mulheres como homens, dizem estes cientistas, tentam melhorar seu progresso evolucionário ao procurar parceiros de alta qualidade, embora o façam de maneiras diferentes. A parceria comprometida entre um homem e uma mulher evoluídos, dizem alguns, é para o bem-estar das crianças. As espécies humanas evoluíram para formar compromissos entre homens e mulheres com o propósito de cuidar das crianças, portanto isso é um laço, disse Jane Lancaster, uma antropóloga evolucionária da Universidade do Novo México. No entanto esse laço pode se enquadrar em todo o tipo de padrões de casamento: poligamia, pais e mães solteiros, monogamia.



A espécie humana é única entre os mamíferos no fator investimento dos pais ao criar os filhos. Monogamia é um sistema onde o homem não pode ter mais de uma mulher, simultaneamente, e a mulher também não pode ser esposa de mais de um homem. Algumas seitas acreditam que a monogamia é uma utopia, criada pelo ser humano. A monogamia ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro, pode ser para a vida toda, ou apenas durante um determinado período. Monogamia pode ser utilizado também para designar a existência de apenas um parceiro sexual durante toda a vida de um indivíduo. Monogamia é também empregado no mundo animal, sempre para referir-se à permanência de um animal com um parceiro durante toda a vida com o objetivo de se reproduzir e cuidar dos filhotes, por exemplo, o pinguim, que tem apenas uma parceira durante sua vida. Monogamia é utilizado também em botânica, para referir-se a plantas e flores hermafroditas. Acredita-se que a monogamia é uma utopia, diversas seitas pregam que não é possível que as pessoas tenham apenas um parceiro para o resto de sua vida, o que acaba levando, muitas vezes, as pessoas a traírem seus companheiros. Inclusive, em alguns estudos, as pessoas são relacionadas aos animais, que não são monogâmicos, portanto essa prática seria uma utopia e criação do próprio ser humano.



 CONCLUSÃO Neste trabalho conclui-se que monogamia é o fato de uma mulher ter apenas um marido ou o homen ter apenas uma esposa, assim então podendo ser durante toda a sua vida, ou por um tempo, mais sendo que não podem trair seus parceiros, mantendo relações sexuais ou romance com outras pessoas, então podemos ver que a monogamia e o padrão mais usado na atualidade, pois as familias de hoje em dia preferem ter apenas um parceiro, mais isso não indica que não haja pessoas que adotam a poligamia, porém várias religiões abominam a poligamia, influenciando então a monogamia.

Comentários