Diferença entre Neurose e Psicose

             O ego assume uma posição intermediária entre o mundo externo e o id, empregando esforços para comprazer todos os seus senhores ao mesmo tempo. 


Em se tratando da função do ego e suas diferenciação na neurose e na psicose, podemos afirma que a neurose é o resultado de um conflito entre o ego e o id, ao passo que a psicose é o resultado de um distúrbio semelhante nas relações entre o ego e o mundo externo.



 Na “neurose” o ego entra em conflito com o id a serviço do superego e da realidade. Na “Psicose”, ocorre o distúrbio de relacionamento entre  o ego e o mundo externo e o delírio funciona como um remendo no lugar em que originalmente uma fenda apareceu na relação do ego com o mundo externo.
A tese de que as “neuroses” e as “Psicoses se originam nos conflitos do ego com suas diversas instancias governante, reflete um fracasso no funcionamento do ego que serve em dificuldade para reconciliar todas as várias exigências feitas a ele.
Chamamos um comportamento de “normal” ou “sadio” se ele combina certas características de ambas as reações se reprimiam a realidade tão pouco quanto uma neurose, mas se depois se esforças, como faz uma Psicose, por efetuar uma alteração dessa realidade.



Vimos assim, que tanto na “neurose” quanto na “Psicose” interessa a questão não apenas relativas a uma perda da realidade, mas também a um substituto para a realidade.



Os elementos que diferenciam a Neurose da Psicose no que se refere a relação com a realidade, considerando as instancias que estruturam a personalidade?
Um dos maiores fatores de diferença é que na neurose existe a predominância da influencia da realidade, na Psicose essa predominância é do id. No que se refere a estrutura da personalidade, na Neurose existe um conflito entre o id,ego e superego e isto ocasiona uma angustia ao sujeito que vai tanto aliviar esta situação se valendo dos mecanismos de defesa.




Já o Psicótico não tem este conflito entre o id,ego e superego,pois, o que impera é o id as outras duas estruturas são ignoradas. O neurótico  conhece a realidade e se relaciona com ela através de um comportamento de fuga, o Psicótico ignora e tenta mudá-la.

Comentários