TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)


TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR

  O Transtorno Desafiador Opositor (TOD) é caracterizado como um transtorno psicológico no qual a criança se comporta da forma inversa ao que se pede ou espera dela.

  Analisando as considerações de Kaplam, Sadock e Greb (2003) compreende-se que este transtorno é apresentado como um nível de comportamento negativo e desafiador no que diz respeito aos padrões sociais e éticos da sociedade. Dentre os sintomas, estão a dificuldade em aceitar regras e o incômodo deliberado a terceiros, no caso, aos pais, responsáveis, educadores, etc.


  Os autores supracitados ressaltam que crianças com este tipo de transtorno têm o hábito de discutir com adultos, desafiando-os deliberadamente, como também, se recusam a obedecer às regras a elas direcionadas. São vistas como crianças desobedientes e muitas vezes a culpa recai sobre os pais, os quais são vistos como pessoas que não sabem educar seus filhos nem colocar limites às suas ações no âmbito familiar e nos demais eventos ou repartições nas quais se relacionem com terceiros, como nas escolas, festas, passeios, etc.

  Mediante estes aspectos, compreende-se que os pais que identificam estes sintomas nos filhos, procure profissionais habilitados e preparados para que possam oferecer ajuda psicológica. Este tema, apensar de ser pouco discutido na atualidade, deve ser divulgado nas palestras educacionais ou demais eventos que possam conscientizar os pais quanto a existência deste transtorno e das suas responsabilidades com relação ao tratamento psicológico dos filhos.

 As escolas também devem estar preparadas para lidar com este tipo de transtorno. A sugestão é a de que os psicopedagogos e psicólogos escolares realizem cursos de aperfeiçoamento e consigam aplicar as metodologias que possam satisfazer as demandas educacionais, psicológicas e sociais das crianças portadoras do Transtorno Desafiador Opositor (TOD).

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