TRANSTORNO
OPOSITIVO DESAFIADOR
O Transtorno Desafiador Opositor (TOD) é caracterizado como um
transtorno psicológico no qual a criança se comporta da forma inversa ao que se
pede ou espera dela.
Analisando as considerações de Kaplam,
Sadock e Greb (2003) compreende-se que este transtorno é apresentado como um
nível de comportamento negativo e desafiador no que diz respeito aos padrões
sociais e éticos da sociedade. Dentre os sintomas, estão a dificuldade em
aceitar regras e o incômodo deliberado a terceiros, no caso, aos pais,
responsáveis, educadores, etc.
Os autores supracitados ressaltam que crianças com este tipo
de transtorno têm o hábito de discutir com adultos, desafiando-os
deliberadamente, como também, se recusam a obedecer às regras a elas
direcionadas. São vistas como crianças desobedientes e muitas vezes a culpa
recai sobre os pais, os quais são vistos como pessoas que não sabem educar seus
filhos nem colocar limites às suas ações no âmbito familiar e nos demais
eventos ou repartições nas quais se relacionem com terceiros, como nas escolas,
festas, passeios, etc.
Mediante estes aspectos, compreende-se que os pais que
identificam estes sintomas nos filhos, procure profissionais habilitados e
preparados para que possam oferecer ajuda psicológica. Este tema, apensar de
ser pouco discutido na atualidade, deve ser divulgado nas palestras
educacionais ou demais eventos que possam conscientizar os pais quanto a
existência deste transtorno e das suas responsabilidades com relação ao
tratamento psicológico dos filhos.
As escolas também devem estar preparadas para lidar com este
tipo de transtorno. A sugestão é a de que os psicopedagogos e psicólogos
escolares realizem cursos de aperfeiçoamento e consigam aplicar as metodologias
que possam satisfazer as demandas educacionais, psicológicas e sociais das
crianças portadoras do Transtorno Desafiador Opositor (TOD).
Comentários
Postar um comentário
Comentários obrigada