Psicologia online: As virtudes de uma nova forma de atendimento


O avanço da tecnologia permitiu o advento de diversas comodidades no cotidiano.  A Psicologia também recebeu esse avanço através de algo bastante discutido nos últimos tempos: “consultas psicológicas online”.  Em 25 de Junho de 2012 foi publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) a Resolução nº11 que valida a orientação psicológica on-line realizada por psicólogos, porém, até então, esse atendimento se limitava a 20 sessões e a vias específicas de atendimento.  Em 11 de Maio de 2018 essas limitações foram anuladas em nova Resolução que permite um número ilimitado do que pode ser chamado agora de sessão. Outra mudança são as vias que permitem videoconsulta, antes permitida apenas em sites licenciados e registrados.  Dessa forma o psicólogo pode oferecer um atendimento sempre que solicitado realizando a consulta por Whatsapp, Skype, e-mail ou chat, por exemplo.

Em meio ao cenário de avanço da consulta online, já mais presente em regiões como América do Norte, Europa e Ásia, explicações são necessárias.  A partir da necessidade de discussão sobre o assunto, alguns benefícios foram reunidos abaixo para que exista um maior conhecimento do que as consultas psicológicas online podem proporcionar:

1 – Flexibilidade


 O atendimento online permite maior flexibilidade tanto para o paciente quanto para o psicólogo.  Não é mais necessário faltar um dia de trabalho, escola ou um compromisso para ir a consulta.      A consulta é feita pela tela do seu computador ou celular.  Também não é mais necessário correr para o consultório a tempo antes que ele  feche.  A terapia online pode suprir suas necessidades sem que haja o desconforto da locomoção agitada.

2 – Continuidade no tratamento terapêutico


A flexibilidade no tratamento feito de forma online permite a continuidade das consultas para cuidar da sua saúde mental.  Com um fácil acesso às consultas é mais viável que o tratamento não seja interrompido pela rotina diária ou por fatores que lhe impedem de sair de casa.  Com essa continuidade, o bem-estar é garantido, dando forças ao paciente para realizar suas tarefas no dia-a-dia.


3 – Diversas opções de comunicação


Com o advento da tecnologia, a consulta online com um psicólogo pode ser realizada de diversas formas: chamada de vídeo no Whatsapp, conversação visual pelo Skype, entre diversos outros.  A Resolução publicada pelo Conselho Federal de Psicologia vem em boa hora, pois as tecnologias avançam e tornam a saúde e o bem-estar mais acessíveis a todos.


4 – Acessibilidade


A acessibilidade é um dos principais benefícios desse processo.  Sua residência pode se localizar em Santa Cruz e o consultório do seu psicólogo ser em Copacabana, mas não existirá distância entre os dois, nem mesmo o estresse da locomoção ou transtornos desnecessários para o encontro.  A consulta psicológica online torna o tratamento algo acessível a todos, independente de região, hora disponível ou qualquer outro fator.

5 – Pontualidade


Eliminando a locomoção estressante, engarrafamentos, baldeações ou acontecimentos inesperados que possam ocorrer no caminho para o consultório, tanto paciente quanto psicólogo são pontuais nesse sistema.  O atendimento online exige apenas um computador ou um celular com acesso à internet, ou seja, basta que, tanto paciente quanto psicólogo, estejam online na hora marcada.

6 – Aumento da confiança


Com o atendimento psicológico online é o paciente quem decide de que forma se sente mais seguro.  Essa segurança é passada ao paciente de diversas formas, a principal entre elas é o sigilo, que permite a existência de um tratamento terapêutico sem a interferência de terceiros.  Todas as informações ficam entre o paciente e o psicólogo.
A Resolução é vista como um avanço do Conselho Federal de Psicologia.  A decisão é tomada com base na tecnologia que avança e permite cada vez mais o acesso integrado a serviços e benefícios.  Os benefícios listados aqui são apenas alguns dos diversos que esse novo sistema oferece.  Experimente!



Referências bibliográficas:
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP nº11/2012. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-cfp-no-0112012/>. Acesso em: 29 de jun. de 2018
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP nº11/2018. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11-DE-MAIO-DE-2018.pdf>. Acesso em: 29 de jun. de 2018
PSICOLOGIA. 5 benefícios de optar por um psicólogo online. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/5-beneficios-psicologo-online/>. Acesso em: 02 de jul. de 2018
VITTUDE. Terapia online: será que ela funciona mesmo?. Disponível em: <https://www.vittude.com/blog/terapia-online/>. Acesso em: 02 de jul. de 2018

Comentários