TRANSTORNO DE HUMOR


Os transtornos do humor também são conhecidos como transtornos afetivos. Está associado ao estado emocional da pessoa, expressando-se por meio de gestos e expressões faciais.

A tristeza e a alegria fazem parte das experiências normais do cotidiano e são diferentes da depressão e mania, que caracterizam os transtornos do humor. A tristeza é uma resposta natural à perda, derrota, desilusão, trauma ou catástrofe.

O luto ou o pesar são as reações normais mais comuns perante uma separação ou uma perda, como a morte de um ente querido, um divórcio ou uma desilusão amorosa. Normalmente, o luto e perda não causam depressão incapacitante persistente, exceto em pessoas predispostas a transtornos do humor.

O transtorno de humor constitui-se um dos problemas mais evidentes do presente século. Estatísticas apontam que, transtornos de ordem emocional estão ocorrendo mais do que doenças como Câncer, que também existe em grande escala nos nossos dias.

Este tema: “Transtorno de humor” faz parte de uma demanda muito grande em termos de atendimento psiquiátrico e psicológico, desta forma, o profissional desta área se depara com o portador de transtorno de humor em diversos tipos de atendimento, sendo a depressão um de seus tipos mais comuns.

Um transtorno do humor é diagnosticado quando a tristeza ou euforia é excessivamente intensa, é acompanhada por determinados sintomas típicos e compromete a capacidade funcional física e social e no trabalho.



Quando apenas a depressão ocorre, é chamado de transtorno unipolar. Outros transtornos do humor, denominados transtornos bipolares, envolvem episódios de depressão que se alternam com episódios de mania.

Comentários