21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Esta data foi reconhecida como uma forma de conscientizar a todos sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. Mas porquê escolheu-se esta data? Bom, 21 de março (21/03), faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.
Esta data foi escolhida através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. A referida data está inclusive no calendário oficial da Organização das Nações Unidas - ONU.
É importante lembrar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.
Embora a ciência ainda não tenha comprovado os motivos para a ocorrência desta síndrome, o que se sabe até agora é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
Todas as ações executadas nesta data são especiais, pois fazem menção a importância de humanizar as ações dos diversos segmentos da sociedade: Educação, Saúde, Cultura, dentre outras, quanto a necessidade de incluir o portador de Síndrome de Down na sociedade, encarando-o como um cidadão merecedor de respeito e com capacidades e competências para executarem as mais diversas funções na sociedade.
Eles não são inválidos, pelo contrário, são pessoas com muitas habilidades, porém, precisam de estímulos e alguns cuidados especiais e o que é mais importante, muito amor e respeito às suas limitações.
Comentários
Postar um comentário
Comentários obrigada