Jogos Lúdicos como Mecanismos Para Compreender Traumas
As atividades que envolvem jogos é uma parte fundamental da cultura humana e está presente em todas as tradições culturais. Os jogos fazem parte da história do homem há muito tempo. Por meio dele pode ser transmitidos valores, possibilitam a socialização e desenvolvimento da autonomia. São vistos como atividade que envolve os jogadores em um conflito artificial, que tem suas regras, normas, instruções, exceções e que implica em um resultado (Perkoski & Souza,2015) Goldstein e Goldstein(1992)
Afirmam que jogos intensificam os contatos da criança com o mundo, fornece a oportunidade de fazer e manter amizades e ajuda a criança desenvolver uma autoimagem e autonomia adequada.
As trocas ocorrem no momento da atividade dos jogos e são extremamente ricas para as crianças, pois a interação e participação pode ser muito importante para se relacionar com ambiente externo, agindo sobre ele e sofrendo suas consequências também.
Na psicologia os jogos podem ser utilizados pelo terapeuta infantil com o objetivo desenvolver diferentes repertórios comportamentais que pode ter diferentes funções neste cenário. ➡Com os jogos, o profissional pode realizar uma avaliação comportamental inicial acerca de um repertório comportamental da criança com o terapeuta e com os seus pares, identificando assim comportamentos da vida cotidiana dela, os quais necessitarão de intervenção terapêutica.
Tintori, Bast e Pitta(2011) Com as regras dos jogos as crianças podem responder aos estímulos de atenção no seu cotidiano como também respeitar as regras de aguardar sua vez, trabalhando habilidades de enfrentamento, mostrando que o mais importante no jogo é brincar e se divertir e não a vitória em si, desenvolvimento social com outros jogadores que é uma troca importante para o desenvolvimento social.
Pode também ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de um comportamento de maior atenção, em que a criança passa a ficar atenta a estímulos DISCRIMINATIVOS RELEVANTES com situações mais GRAVES, pois o terapeuta passa a desenvolver, junto a criança, persistência na solução dos conflitos e suspensão das dificuldades, mostrando para criança que ganhar e o perder são duas partes do processo do jogo. Que as consequências de seus comportamentos dependem se suas ações, usando exemplo dos jogos, seguindo regras e ter êxito no jogo, ou ficar desatento e perder o jogo, ou que o ganhar não tem relação com a sorte.(Aguilar & valle,2005;Ferraz, 2005).
Psicologa Priscila de Souza
CRP 05/51330
Contato: 21 99776-4959
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