O QUE É ESGOTAMENTO EMOCIONAL

  O esgotamento emocional vai além do estresse ou da simples ansiedade. 
 Ocorre especialmente em pessoas que, devido ao seu trabalho ou situação pessoal, vivem experiências carregadas com um alto nível emocional. Por exemplo, as responsabilidades de profissões como médicos, enfermeiros, bombeiros, professores, etc. 



Muitas vezes causam a acumulação de emoções muito intensas que não têm tempo de gerir no seu dia a dia. Além disso, fatos como ter que cuidar de pessoas doentes ou dependentes, viver em um ambiente familiar muito exigente, também geram um alto esgotamento emocional. Por outro lado, situações como uma perda, uma decepção, ou um evento traumático no passado também causam um desgaste progressivo que pode deixar uma profunda marca em nossa mente. Sintomas associados ao esgotamento emocional também. 
As pessoas sabem como identificar o esgotamento físico Nem sempre identificamos, pois pessoas não se tornam conscientes do que está acontecendo no seu emocional. 

 SINTOMAS: 
✔Hipersensibilidade é ser afetado por pequenas coisas, estar mais sensível, chorar quase por nada e ficar bravo por qualquer coisa…
 ✔O baixo nível de atenção, ter problemas para se concentrar, ter pequenas falhas de memória. ✔Sensação de irrealidade. Às vezes ter a sensação de que o mundo está de um lado e você do outro lado, como se não fizesse parte do aqui e agora, do que te rodeia.
 ✔Pensamentos negativos e baixa motivação. Duas dimensões que, se não controladas, podem te levar a uma depressão.
 ✔Não importa que tenha descansado 10 horas seguidas, mesmo assim ter a sensação de exaustão física e perda de energia é constante. Se tiver estes sintomas provável que esteja com esgotamento emocional.
 PROCURE UM PROFISSIONAL
 Psicologa Priscila De Souza
 CRP 05/51330

Comentários