Procrastinação 
  Procrastinação é caracterizada como o adiamento de uma ação. Pessoas estressadas ou com a baixa autoestima, geralmente não se sentem capazes de concretizar certas ações, o que pode dificultar seus relacionamentos em sociedade, seja na escola, na universidade, na igreja, nas reuniões de condomínio, etc. De um modo geral, estas pessoas têm pouca produtividade no âmbito profissional e sentem-se envergonhadas, o que pode servir de embaraço para o seu crescimento dentro do setor onde trabalha. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. É importante procurar ajuda de profissionais da Psicologia e da Saúde, pois a procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos. 


 As causas psicológicas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem a fatores como ansiedade, baixa autoestima e uma mentalidade autodestrutiva. Pesquisas sobre as raízes fisiológicas da procrastinação tendem a focar-se no envolvimento do Córtex pré-frontal. Essa área do cérebro é responsável por funções de execução cerebral como planejamento, controle de impulsos, atenção, e age como um filtro diminuindo estímulos que causam distração, que vêm de outras regiões do cérebro. 

 Se você tem tendência a ter baixa autoestima, pouca produtividade, tem dificuldades de fazer planejamentos e cumprir com seus objetivos, talvez seja o momento de procurar ajuda para tratar este tipo de transtorno.

Psicologa Priscila de Souza 
CRP 05/51330
Contato 21 99776-4959

Comentários